Rede de Monitoramento Cidadão apresenta indicadores de sustentabilidade urbana

01 de dezembro de 2017 14:13

Na tarde de ontem, 30 de novembro, no auditório da CDL, em Florianópolis, A Rede de Monitoramento Cidadão (RMC), da qual o Observatório Social de Florianópolis faz parte, apresentou o levantamento de indicadores de sustentabilidade urbana, que retratam o desenvolvimento da capital, do ano de 2016.

Os dados técnicos, levantados junto ao poder público, e os indicadores de percepção, coletados através de uma pesquisa de opinião pública, abordam temas como mobilidade, segurança, saneamento básico e outros assuntos que interferem diretamente na sustentabilidade da cidade e qualidade de vida de seus moradores.

Mais de 130 indicadores técnicos foram levantados junto ao poder público. Após a coleta dos dados, grupos de especialistas, realizaram uma análise de consistência dos indicadores, com o objetivo de colocar à prova a qualidade, acuracidade, confiabilidade e relevância dos dados fornecidos pelo poder público.

Já a pesquisa de opinião pública, realizada entre os meses de setembro e novembro, ouviu mais de mil moradores das diferentes regiões da cidade, com o objetivo de entender como os cidadãos percebem o avanço, ou não, do desenvolvimento sustentável do município e quais os temas que consideram mais importantes para o futuro de onde moram.

“Não se trata apenas do levantamento de indicadores de percepção, mas de um instrumento importante de participação cidadã na definição do futuro da cidade. Esperamos que a opinião dos moradores, levantada por meio desta pesquisa, subsidie ações do poder público e ajude a qualificar o debate público em relação às demandas de cada cidade”, diz o coordenador nacional do Projeto Redes de Monitoramento Cidadão, Fernando Penedo.

No evento, especialistas expuseram dados técnicos da gestão pública com a percepção dos moradores que participaram da pesquisa.

Além de apresentar os dados à população, os resultados foram entregues à Prefeitura Municipal.

O trabalho da RMC busca auxiliar governo e sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades claras e mensuráveis para o desenvolvimento da cidade. Os resultados da pesquisa de opinião pública também fortalecem e empoderam os trabalhos de cidadãos e organizações comunitárias, bem como estimulam que as pessoas reflitam e compreendam a qualidade de vida e a sustentabilidade da sua cidade.

Os exercícios de acompanhamento da RMC – levantamento e análise de indicadores técnicos e pesquisa de opinião pública – serão realizados anualmente. Por utilizarem uma metodologia aplicada internacionalmente, em mais de 70 cidades da América Latina e Caribe (ALC), estas iniciativas permitirão não só a comparação da evolução, ou não, dos dados da gestão pública e da percepção dos moradores da cidade ao longo dos anos, como também correlacionar os resultados dos dois levantamentos e, até mesmo, compará-los com os de outras cidades brasileiras e latino-americanas.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Florianópolis

O OSF é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


CEP:
Telefone:
E-mail: