OSB e OAB/SC assinam acordo de cooperação mútua em prol da transparência

10 de março de 2017 00:00

O Observatório Social do Brasil (OSB) e a Ordem dos Advogados do Brasil sessão Santa Catarina (OAB/SC) assinaram na tarde do último dia 9 (quinta-feira), na Seccional da Ordem, um acordo de cooperação mútua.

Entre os objetivos do convênio está o compartilhamento de conhecimento técnico e realização de ações conjuntas nas áreas de transparência pública, controle social e prevenção à corrupção, eficiência da gestão pública, ética e integridade nas relações entre o público e o privado. O acordo prevê ainda a constituição de um comitê de trabalho para operacionalização de ações com dois representantes de cada organização.

Durante o ato o Presidente do OSB, Ney da Nóbrega Ribas, agradeceu a parceria e o apoio da Seccional de Santa Catarina, primeira a assinar o documento. “Ninguém faz nada sozinho, precisamos suporte técnico e jurídico, e de base para trabalhar e fortalecer o trabalho da OSB”, acrescentou.

Já o Presidente da OAB/SC, Paulo Brincas, destacou a importância do trabalho do Observatório no momento em que o Brasil está vivendo e falou da grande expectativa dos presidentes de subseções para que o acordo se estenda ao interior do Estado.

Além dos presidentes do OSB e da OAB/SC, assinaram o documento o Vice-Presidente da OAB/SC, Luiz Mário Bratti, e a Secretária Geral Adjunta, Cláudia Prudêncio. Também participaram do ato o Presidente do OS de Florianópolis, João Emerton, o Presidente e Vice-presidente de produtos e metodologia da Subseção de Rio do Sul, Antônio Naschenweng Neto e Eder Nardelli, respectivamente, o presidente da comissão de Acesso à Justiça, José Cristóvam, entre outros representantes de instituições e voluntários do Observatório Social.

Para Eder Nardelli, um dos responsáveis pela articulação do acordo, o termo de cooperação firmado significa um importante passo para os OS catarinenses. “Várias são as ações implantadas, tanto pelos Observatórios Socais, quanto pela OAB-SC, mas que em boa medida são isoladas, e muitas vezes se assemelham ou se completam, como por exemplo a educação cidadã de crianças e adolescentes, mas que, devido às dificuldades de cada entidade no seu dia-a-dia, acabam sequer logrando implantação ou efetividade; o que pode ser muito mais facilmente superado com a união de esforços”, explicou.

Nardelli reforçou a importância de que cada observatório social catarinense – em especial nas cidades em que ainda não exista esta iteração ampla entre OS e OAB – busque a OAB de sua cidade (ou região) e apresente suas demandas de educação, moralidade pública, e outros temas, para que a subseção da OAB possa verificar a adesão aos projetos em andamento e realizar a operação em conjunto, facilitando a implantação dos projetos das duas entidades. “A soma de energias entre OAB-SC e OSB reforça o compromisso de cada instituição para um Brasil melhor, à começar por cada município de nossa Santa e Bela Catarina”, comentou.

 

 

Mantenedores

ObservatórioSocial de Florianópolis

O OSF é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


CEP:
Telefone:
E-mail: